Rondônia, quarta-feira, 23 de agosto de 2017 
Projeto Mais Educação muda realidade de crianças carentes em Porto Velho
3/5/2012 - Educação


O Projeto Mais Educação, realizadopela prefeitura de Porto Velho, por meio da secretaria municipal de Educação(Semed) tem mudado para melhor a vida de muitas crianças do ensino fundamental.De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino(Dade), Gláucia Negreiros, o projeto reduziu a evasão escolar, melhorou aleitura, a disciplina e até já revelou talento esportivo.

A aluna Elaine do Nascimento Bussolaro,que cursa o 7° ano na Escola José Augusto, no distrito de Extrema, próximo adivisa de Rondônia com o Acre, é um exemplo de que vale a pena a prefeiturainvestir no Projeto Mais Educação. Inserida na prática de judô no horário emque estava fora da sala de aula, Elaine venceu várias competições locais e foiselecionada para representar Rondônia no Campeonato Brasileiro da categoria queocorreu em Brasília (DF), onde conquistou a medalha de prata. “Ela só perdeupara o Mato Grosso, na final e foi classificada para outra competição de nívelnacional a ser realizada em Manaus”, comemora Gláucia Negreiros.

O Mais Educação foi inserido nasescolas municipais em 2008, por determinação do prefeito Roberto Sobrinho. Naépoca, somente 33 escolas aderiram ao projeto. Atualmente, 60 estabelecimentosestão cadastrados e o objetivo é ampliar ainda mais. Essas escolas oferecematividades esportivas, culturais e de lazer aos alunos. Fazem parte do projeto,crianças com dificuldades de aprendizagem e aquelas que ficam ociosos, emsituação de vulnerabilidade social, pelo fato dos pais trabalharem fora e não haverninguém para cuidar dos filhos.

 

Atividades

 

         Glaucia Negreiros explica que asatividades esportivas ou culturais são sempre realizadas no horário em que osalunos não estão estudando. Antes de praticarem esportes, cultura ou lazer, elespassam por aulas de reforços em oficinas de leitura, escrita ou matemática,dentre outras. “As crianças têm um motivo a mais para estarem na escola efazendo o que eles mais gostam. Os resultados são os melhores possíveis, tantopara meninos quanto para as meninas”, disse.

Somente na área do esporte, as 60escolas oferecem atividades ligadas ao judô, karatê, capoeira, taekwondo,futebol, futsal, tênis de mesa, xadrez, vôlei, e atletismo, dentre outras,tanto na zona urbana quanto na área rural. Além de aulas de reforço e práticasesportivas, os alunos recebem orientações sobre respeito, tolerância, harmoniae disciplina. “As artes marciais ensinam não somente a luta, mas o domínio próprioe a disciplina, que são o nosso foco principal”, afirmou.

O projeto é avaliado constantementepelos próprios gestores das escolas municipais, durante reuniões periódicasrealizadas no Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino. “Eles sãounânimes em afirmar que o rendimento escolar dos alunos e o comportamento delesmelhorou”, finalizou Glaucia Negreiros.

Fonte : Assessoria de comunicação
Autor : Augusto José


 
Nome :
E-mail :
Comentários :

 

 

Existem ( 0 ) Comentário(s)  


 
MULTA DO IBAMA PODERÁ SER TROCADA POR AÇÃO AMBIENTAL
18/08/2017
Leia mais
CAI TARIFA DE IMPORTAÇÃO PARA 4,9 MIL PRODUTOS
18/08/2017
Leia mais
MUNICÍPIO REPASSA R$ 1,6 MILHÃO A 117 ESCOLAS URBANAS E RURAIS
18/08/2017
Leia mais
CARTEIRA DE HABILITAÇÃO VIRTUAL DEVE SER IMPLANTADA ATÉ FEVEREIRO
17/08/2017
Leia mais
COM NOVA ILUMINAÇÃO E MELHORIAS, PARQUE DA CIDADE SERÁ REABERTO
17/08/2017
Leia mais
CENTEC ABAITARÁ TEM 300 ALUNOS DE 38 MUNICÍPIOS DE RONDÔNIA E AVANÇA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA TRABALHAR NO CAMPO
17/08/2017
Leia mais
SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÉDICO DOMICILIAR ACOMPANHA MAIS DE 230 PACIENTES EM PORTO VELHO
17/08/2017
Leia mais
PARCERIA DA PREFEITURA COM ELETROBRÁS LEVARÁ ENERGIA PARA A PONTA DO ABUNÃ
15/08/2017
Leia mais
NOVA AMBULÂNCIA SERÁ ADQUIRIDA PARA O DISTRITO DE UNIÃO BANDEIRANTES
15/08/2017
Leia mais
DOIS NOVOS POSTOS DE ATENDIMENTO PARA EMISSÃO DE DOCUMENTOS SÃO INAUGURADOS EM CACOAL E PIMENTA BUENO
15/08/2017
Leia mais
EM UM ANO, BARCO HOSPITAL ATENDE A MAIS DE SETE MIL MORADORES DE LOCALIDADES DE DIFÍCIL ACESSO EM RONDÔNIA
15/08/2017
Leia mais
DER-RO vai EXECUTAR “26 KM” de ASFALTO em VILHENA
14/08/2017
Leia mais
QUEDA NO ORÇAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS COLOCA EM RISCO ATIVIDADES
14/08/2017
Leia mais
Investimento de cerca de R$ 10 milhões torna Centro Técnico Abaitará de Pimenta Bueno referência no combate ao êxodo rural
06/08/2017
Leia mais
AGRICULTORES FAMILIARES JÁ PODEM ACESSAR OS RECURSOS DO PLANO SAFRA 2017/2018
03/08/2017
Leia mais